Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire

O QUE HÁ DE NOVO?
Carregando...

FAETERJ Itaperuna apresenta trabalho no IX Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação (SIMPED) em Resende

Foto: (Da esquerda) Profª Érica Fernandes Costa Duarte – Mediadora da Sala Verde, Prof. Alexsandro Rosa Soares – FAETERJ Itaperuna, Profª Carollini Silva Thomaz Graciani – Associação Dom Bosco, Profª Kátia Ariane da Silva – PUC/MG e Profª Christiane Maria Costa Carneiro Penha – UNIVERSO/RJ

De 02 a 04/09/2014 aconteceu, na Associação Educacional Dom Bosco - AEDB, em Resende/RJ, O IX Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação (SIMPED), com o tema: “Transculturalidade e Transdisciplinaridade: diálogos e desafios.”

Na oportunidade, a FAETERJ Itaperuna, participou com o artigo do professor Alexsandro Rosa Soares, intitulado: PEDAGOGIA – DA DEFASAGEM À ASCENSÃO: uma análise socioeducativa sobre o papel do Pedagogo como profissional do século XXI.

O trabalho apresenta uma análise sobre o papel da Pedagogia como ciência da área de humanas no universo globalizado atual, pautando-se na função do pedagogo sob um viés histórico, enquanto profissional aliado ao empreendedorismo global e como gestor democrático no espaço escolar. 

O professor buscou, neste artigo, um novo olhar – instituinte de interesse e de valorização – para a profissão de Pedagogo, na perspectiva de uma (re)significação da ideia errônea de que a Pedagogia é somente uma ciência voltada exclusivamente para o ensino escolar.


Um comentário: Leave Your Comments

  1. Participei do IX SIMPED e tive a oportunidade de assistir a apresentação do professor Alexsandro Rosa Soares. Seu trabalho de pesquisa é relevante e revela uma preocupação com o ensino superior voltado para a integração e inclusão social, quando efetivamente descreve que poucos institutos ainda mantém suas portas abertas nas cidades localizadas no interior do país. Foi gratificante perceber que o ilustre professor é um entusiasta da educação social, percebendo que a maneira de desenvolver conteúdos didáticos deve perceber a situação local do discente. Considerando o resultado positivo do seu trabalho, esperamos vê-lo publicado, permitindo o acesso de sua pesquisa a outros centros acadêmicos. Parabéns a FAETERJ pela publicação no blog.

    ResponderExcluir