Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire

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Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento do Instituto Superior de Educação de Itaperuna abre a possibilidade de ampliar a discussão e a reflexão acerca dos aspectos históricos, culturais e sociais da realidade regional na área da educação e da formação dos profissionais para educação básica, atentando-se às exigências da sociedade tanto em termos culturais, econômicos, políticos, sociais quanto ao profissional que vem formando.
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Norteia-se o presente curso pelo compromisso com uma educação de qualidade, voltada ao desenvolvimento de uma prática pedagógica significativa capaz de alterar e atuar como veículo de crítica social. Entendendo a premência de uma formação continuada, este curso de Pós-Graduação do Instituto Superior de Educação de Itaperuna pretende dar continuidade à formação de professores, voltando-se agora ao âmbito de estudos posteriores à formação reservada às Licenciaturas.
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Permanece aqui a importância da relação entre teoria e prática, entre educação e formação de uma consciência cidadã. Desta forma, o curso destina-se a dar continuidade à interconexão entre ensino e pesquisa, de forma a atingir um nível de complexidade analítica maior. Para tal, o presente curso pretende não só acrescentar em conhecimento e formação profissional aos recém-graduados, como, acima de tudo, ser veículo de atualização de ensinamentos e práticas renovadas aos profissionais da educação já atuantes há mais tempo.
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A proposta teórica do curso corrobora a perspectiva enunciada por Madga Soares (2004, p.14), para quem "Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, lingüísticas e psicolingüísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento”. Assim, estes se apresentam como não sendo “processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema–grafema, isto é, em dependência da alfabetização”.
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Estamos cientes, como aponta Creso Franco (2004, p.32), de que durante os últimos anos os indicadores educacionais do Brasil nos mostram “melhoras significativas, com destaque para o número médio de anos de escolaridade da população brasileira, para a taxa de escolarização líquida da população brasileira entre 7 e 14 anos e para a expansão do ensino médio”. E, entendemos, a partir daí que a formação continuada em nível de pós-graduação vem contribuir ainda mais – e de forma cada vez mais significativa – com este processo de tentativa de diminuição da carência educativa formal da qual somos tão historicamente ligados.
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Desta forma, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Superior de Educação de Itaperuna possui os seguintes objetivos fundamentais:
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• compreender a natureza científica da alfabetização e letramento, na aquisição da leitura e da escrita;
• relacionar ensino e pesquisa no processo de aprendizagem e aquisição da língua materna;
• viabilizar fundamentação teórica e autores contemporâneos à aquisição da leitura e da escrita;
• identificar e valorizar o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição da leitura e da escrita.

Fonte: FAETEC/RJ

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