Psicóloga Maria Inez Caraline Castelo Branco(esquerda) e Professora Nair Poubel |
No dia 07/04, às 19h, recebemos nas dependências da FAETERJ/Itaperuna, a ilustre presença da Psicóloga Maria Inez Caraline Castelo Branco, compartilhando suas experiências sobre autismo, com os alunos do 5º e 6º Períodos da Licenciatura de Pedagogia.
Foi uma noite de muito aprendizado e informações pertinentes à prática pedagógica e educativa.
Agradecemos o convite feito pela nossa querida educadora Nair Poubel, nos presenteando com a presença da Psicóloga Maria Inez, que muito gentilmente, abordou questões relevantes para os profissionais da educação e familiares. “O que é AUTISMO ou TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA?”
A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, todos os distúrbios do autismo, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.
O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.
O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.
Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.
O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo.
“Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender.”
0 comentários:
Postar um comentário