Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Paulo Freire

O QUE HÁ DE NOVO?
Carregando...

FAETERJ Itaperuna representada no XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE

Larissa Pacheco Carvalho Ferreira, Lohayne Marriê Pacheco Laia e a Prof.ª Cyntia de Souza Bastos Rezende (da esquerda)

No dia 07 de agosto de 2018, a FAETERJ Itaperuna, foi representada pelas alunas da licenciatura em Pedagogia, Lohayne Marriê Pacheco Laia e Larissa Pacheco Carvalho Ferreira, com a pesquisa intitulada "Formação Inicial do Professor: uma mobilização de saberes indispensáveis à construção de uma educação de qualidade", sob a orientação da Prof.ª Cyntia de Souza Bastos Rezende, no XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE, na Universidade Federal Fluminense.

O tema central do evento foi, Política, Gestão e Formação de Professores: (Contra) Reformas e Resistências. As alunas apresentaram, em Comunicação Oral, os dados do artigo que foi elaborado para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), sob a orientação da professora, cujo objetivo, foi investigar através de uma pesquisa de campo, quais os saberes teóricos e práticos são mobilizados na licenciatura de Pedagogia e a sua contribuição para uma formação inicial de qualidade, considerando, através dos referenciais teóricos, que um dos fatores que culminam na má qualidade educacional do Brasil é o despreparo dos futuros professores, devido à sua formação inicial precária.

Segundo Tardif e Lessard (2012, p. 12), a escola é “uma organização fossilizada”, ou seja, ainda encontra-se em regime de ensino arcaico, quando comparada às mudanças sofridas na sociedade. Tal disparidade entre as instituições de ensino e o contexto social afeta a formação inicial do docente, que é preparado para lidar com as demandas antigas da população, não com as atuais.





0 comentários:

Postar um comentário